Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

PNC Sernancelhe

22
Mar24

“RUMO À LIBERDADE E ÀS ARTES”

pncSer

Os alunos do 9º ano, do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, tiveram oportunidade, no âmbito do PNC e do PNA, de alargar os seus conhecimentos históricos e culturais através de uma visita a três locais importantes no panorama cultural visieense: Cine Clube, Teatro Viriato e Galeria VNBM.

Primeiramente, os alunos visionaram três filmes de animação da autoria de Abi Feijó “Salteadores”, “Clandestino” e “Fado Lusitano”, com a explicação das técnicas aplicadas e algumas curiosidades na realização do filme Salteadores: através de uma conversa com dois elementos da equipa de animação: Graça Gomes e João Pedro Gomes.

Em seguida, dirigiram-se ao Teatro Viriato para conhecerem a sua história e importância, bem como aperceberem-se do mundo do teatro para além do palco, percorrendo os bastidores.

Por fim, após a visita à exposição do artista plástico Pedro Tudela intitulada “A pele da água”, os alunos foram convidados, numa oficina, a construir uma partitura a partir de sons produzidos no local.

Foi um dia diferente no qual os alunos puderam vivenciar mais de perto o mundo do espetáculo e das artes e dar, no fim, asas à sua imaginação.

Curtas_Abi Feijó.jpg 

Teatro01.jpg

Teatro02.jpg

Teatro03.jpg 

Oficina01.jpg

Oficina02.jpg

Oficina03.jpg

23
Mai23

“Visita de Estudo à Casa do Cinema Manoel de Oliveira”

pncSer

No dia 5 de maio, as turmas do 7º Ano, realizaram uma visita de estudo Á Casa do Cinema Manoel de Oliveira no âmbito das disciplinas Inglês, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Visual, PNC, Educação Especial e do projeto eTwinning do cinema, “TAKE 1 – Learn from the Cinema”.

Na Casa do cinema, os alunos, em grupo, realizaram um workshop relacionado com o cinema, através de uma aprendizagem experimental, mostrando bastante interesse e empenho, com a orientação do Dr. Paulo Jesus.

Visitaram a exposição que se encontrava na Casa do Cinema onde viram fotografias sobre atores, cartazes, projeção de filmes, documentos referentes às atividades do cinema e máquinas de cinema entre outros objetos.

Uma vez mais, os alunos revelaram curiosidade e interesse pelo espaço que visitaram.­

Ana Paula Dias

foto03.jpeg

foto06.jpeg

foto08.jpeg

foto14.jpeg

foto20.jpeg

foto25.jpeg

 

 

28
Abr23

Cineclube de Viseu no Agrupamento de Escolas de Sernancelhe

pncSer

No dia 21 de abril, tivemos o prazer de ter o Cineclube de Viseu, representado pelos excelentes profissionais, Maria, Carla e Miguel, no nosso Agrupamento, para realizar, com os alunos dos sétimos anos, atividades relacionadas com o cinema.

Inicialmente, falaram um pouco sobre o Cineclube de Viseu e das suas atividades. De seguida apresentaram a atividade que iriam desenvolver com os alunos relacionada com o Stop Motion. Falaram com cada aluno, individualmente, para saber quais eram as suas propostas e intenções para a realização dos pequenos filmes usando a técnica sugerida, orientando-os na forma como o poderiam concretizar. O entusiasmo foi tal que os alunos nem deram conta pelo tempo passar.

Com esta atividade os alunos aprenderam os conceitos fundamentais para produzir animações ao estilo tradicional e conhecer os princípios da animação, assim como desenvolver a criatividade e o espírito crítico. Foi uma aprendizagem diferente e motivadora. Os nossos agradecimentos por este momento tão agradável ao Cineclube de Viseu.

IMG-0642.jpg

IMG-0644.jpg

IMG-0645.jpg

IMG-0647.jpg

IMG-0648.jpg

IMG-0649.jpg

IMG-0650.jpg

IMG-0653.jpg

08
Nov22

Comemoração do Dia Mundial do Cinema - Workshop de introdução à animação Stop-Motion

pncSer

Através das aprendizagens criativas experimentamos uma forma diferente de trabalhar em sala de aula, que visam a mão na massa como forma de desenvolver a criatividade através da experimentação. Quando utilizamos novos meios e ferramentas digitais, conseguimos inovar no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Assim, para comemorar o “Dia Mundial do Cinema”, os alunos dos 7º anos do Agrupamento de Sernancelhe, participaram num “Workshop de introdução à animação Stop-Motion” dinamizado pelo convidado Nicolau Tudela, cuja relação com o cinema de animação é muito próxima, onde realizaram pequenos vídeos tendo construído, primeiramente, os cenários e os respetivos personagens das suas pequenas histórias. Usaram vários materiais como plasticina, arame, papeis, cores para pintar, entre outros. Para realizar o vídeo utilizaram o aplicativo Stop Motion nos seus telemóveis.

O entusiasmo foi tal que nem deram conta de o tempo passar.

Os resultados obtidos demonstram que esta atividade do Stop Motion ajudou a promover a autonomia dos alunos, uma vez que deixaram de ser simples consumidores e passaram a ser os produtores de conteúdo audiovisual.

IMG-0114.jpg

                IMG-0123.jpg  IMG-0126.jpg

                

 

 

 

 

 

 

 

IMG-0132.jpg IMG-0131.jpg

Alguns dos vídeos realizados encontram-se no link abaixo:

Equipa do Plano Nacional de Cinema

 

08
Nov22

“Semana do Património Audiovisual”

pncSer

Durante a semana de 24 a 28 de outubro decorreu, no nosso Agrupamento, a comemoração da “Semana do Património Audiovisual”, promovida pelo o PNC. Esta efeméride é celebrada anualmente, desde 2005, sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Assim, no dia 25 tivemos uma ação de curta duração, online, cujo tema foi “Vamos falar sobre o Cinema: Take 1 – Valorizar o Património Cinematográfico e Audiovisual”, com a convidada Dra. Anabela Oliveira (UTAD).

No dia 27, Dia Mundial do Património Audiovisual, os alunos do 9º ano visualizaram o filme “Ladrões de bicicletas” de Vittorio de Sica e no dia 28, Dia Internacional da Animação, os alunos do 4º ano visualizaram uma curta-metragem de animação, “As duas Comadres”, de Artur Correia e Ricardo Neto.

313196717_3326293171026801_2987019792873531601_n.j

Ação de formação que decorreu no dia 25 de outubro

IMG-0100.jpg

Visualização do filme de animação “As duas Comadres”

Imagem1.png

Visualização do filme “Ladrões de bicicleta”

Equipa do Plano Nacional de Cinema

03
Out22

Visualização do filme “UMA TURMA DIFÍCIL”

pncSer

A 20 de março comemora-se o Dia Internacional da Francofonia, uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa.

Nesse sentido, os alunos do 3º ciclo visualizaram o filme de comédia dramática “Uma Turma Difícil”, que conta a seguinte narrativa: “No Liceu Léon Blum, em Créteil, uma professora de história depara-se com o desrespeito, a violência, a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10º ano. Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da pouca vontade de aprender.”...”A experiência vai ser transformadora. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios, eles vão empenhar-se no projeto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união. Um filme sobre um projeto pedagógico que valoriza a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade por parte dos alunos.”

O objetivo deste filme foi abordar diversas questões pedagógicas relevantes, tais como, educar para a tolerância e a amizade, a iniciativa, a autonomia e a força da união, sensibilizar para a importância do argumento, fotografia e banda sonora num filme e aprender algumas noções básicas da linguagem audiovisual, tais como enquadramentos, definição de planos, ângulos de visão, movimentos de câmara, equilíbrio na composição, movimento e ritmo.

Screenshot at Oct 03 18-18-15.png

03
Out22

Encontro online de Equipas PNC O cinema de Animação nas práticas Educativas nas Escolas

pncSer

A coordenadora do PNC do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, Ana Paula Dias, foi convidada a participar no Webinar “Encontro online de Equipas PNC – O CINEMA DE ANIMAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS”, pela coordenadora do PNC da Direção-Geral de Educação, Dra. Elsa Mendes, no dia 5 de maio, para apresentar um projeto desenvolvido com os alunos do 9º ano: Brinquedos Óticos.

De acordo com o programa deste Webinar, dada a importância que o trabalho com a animação tem assumido nas comunidades educativas, este encontro teve como objetivo reforçar a proximidade das instituições culturais e educativas, valorizando o trabalho dos professores e dando mais visibilidade às práticas desenvolvidas.

O primeiro painel de oradores que partilharam os seus conhecimentos era constituído pelos ilustres Fernando Galrito (Diretor Artístico do Festival Monstra), Neva Cerantola (Cinemateca Júnior), Fernando Saraiva (ANILUPA), Elsa Cerqueira (Projeto Filosofia com Cinema para Crianças) e Abi Feijó (Realizador/Produtor/Diretor da Casa-Museu de Vilar). O segundo painel foi constituído por 4 docentes de diferentes Agrupamentos, tendo a professora Ana Paula Dias feito parte deste último.

Esta apresentação teve como finalidade partilhar com os coordenadores do PNC de outros Agrupamentos a forma como foi desenvolvida a atividade, a realização da construção dos brinquedos óticos e o resultado final da mesma. Foram convidados alguns alunos a deixarem o seu testemunho relativo a este projeto.

Seguem os links relativos ao programa e ao webinar. https://pnc.gov.pt/praticas/o-cinema-de-animacao-nas-praticas-educativas-das-escolas parte1- Primeiro Painel de oradores: https://youtu.be/cj7fjMasQmQ parte 2 – Segundo Painel de oradores: https://youtu.be/9oAFbDwkN2g 

Screenshot at Oct 03 18-17-10.png

24
Fev22

Comemoração do Dia Internacional em memória das Vítimas do Holocausto 'A menina que roubava livros'

pncSer

A 27 de janeiro assinala-se anualmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O propósito deste dia é não deixar cair no esquecimento o assassinato deliberado em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constituiu um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória.

Screenshot at Feb 24 19-34-36.png

Desta forma, para comemorar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, durante a semana de 24 a 28 de janeiro os alunos do 3º Ciclo tiveram a oportunidade de visualizar o filme “A menina que roubava livros” nas aulas de Cidadania e Assembleia de Turma. Foi um momento promotor de uma aprendizagem de forma diferenciada, pois o cinema funciona como uma área multidisciplinar associando potencialidades expressivas e comunicacionais que promovem o desenvolvimento cognitivo. Por outro lado, pretendeu-se, com esta atividade, educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo e outras minorias.

Screenshot at Feb 24 19-34-23.png

24
Fev22

Visualização do filme 'Belle'

pncSer

Para comemorar o Dia dos Namorados o Plano Nacional de Cinema sugeriu a visualização do filme “Belle” (2013), de Amma Asante e a Equipa do PNC do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe aceitou o desafio. O filme foi passado pelas turmas do 3º Ciclo ao longo do dia.

Este filme aborda diversas questões pedagógicas relevantes a partir da vida de uma mulher que viveu em Inglaterra na 2.ª metade do século XVIII e princípio do séc. XIX: Dido Elizabeth Belle”: preconceitos; escravatura; as transformações histórico-sociais e as mudanças culturais vividas na Inglaterra durante a 2.ª metade do século XVIII; a mudança de mentalidades provocada por conflitos sociais emergentes, como, por exemplo, as questões de direitos humanos, o racismo e o próprio papel das mulheres; o desabrochar dos afetos e o romance que desafia as normas socialmente dominantes. Desta forma, e como o cinema funciona como uma área multidisciplinar e que associa potencialidades expressivas e comunicacionais promovendo diferentes procedimentos para o desenvolvimento cognitivo, este foi um momento promotor de uma aprendizagem diferente que os alunos experenciaram.

Screenshot at Feb 24 19-31-26.png

Screenshot at Feb 24 19-31-06.png

Screenshot at Feb 24 19-31-16.png

 

24
Fev22

Diário Cinéfilo

pncSer

Este ano, a equipa do PNC do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, lançou o desafio aos alunos do 3º Ciclo para que se desenvolvesse um diário cinéfilo por turma. O objetivo deste desafio prendeu-se com a necessidade de criar nos alunos uma prática de colecionar e registar informações sobre os filmes que iam vendo, promovendo, desta forma o pensamento crítico e criativo. Também era nosso propósito que os alunos começassem a usar uma linguagem cinematográfica nos seus comentários que iam fazendo no diário cinéfilo, o que se revelou um pouco mais difícil de acontecer. Mesmo assim, a adesão tem sido muito boa e os alunos têm-se mostrado muito interessados e participativos.

Foi criado um padlet para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e estes irão dar continuidade a este projeto ao longo do ano letivo.

Screenshot at Feb 24 19-27-03.png

10
Dez21

CINANIMA vai às escolas

pncSer

“CINANIMA Vai às Escolas” “é um programa da 45ª Edição do Festival CINANIMA, cujo objetivo é levar aos alunos de todos os níveis de ensino programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção.”

No decorrer da semana de 8 a 12 de novembro os alunos dos 2º e 3º ciclos de ensino, do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, tiveram a oportunidade de visualizar filmes de animação de curta-metragem com o objetivo de melhorar a sua literacia fílmica. Uma vez que, o cinema de animação funciona como uma área multidisciplinar e que associa potencialidades expressivas e comunicacionais promovendo diferentes procedimentos para o desenvolvimento cognitivo, este foi um momento promotor de uma aprendizagem diferente.

Screenshot at Dec 10 10-13-27.png

 

10
Dez21

Dia mundial do cinema

pncSer

É sabido que as crianças adoram brinquedos assim como os adolescentes e adultos que são, também, atraídos por estes. Outro aspeto que entusiasma ambos os públicos é o desenho animado igualmente conhecido como cinema de animação, uma forma de produção artística cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Assim, para comemorar o Dia Mundial do Cinema, 5 de novembro, os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe, construíram vários brinquedos óticos com o intuito de perceberam como surgiu o cinema de animação numa perspetiva sócio-histórica. Os brinquedos desenvolvidos por estes foram o zootrópio, flipbook, folioscópio, traumatrópio e o fenaquistoscópio.

Ao longo da semana estes brinquedos passaram pelas mãos dos alunos dos 2º e 3º ciclos que ficaram vislumbrados e adoraram a experiência desta brincadeira que contribuiu para o seu processo de ensino e aprendizagem através da arte oportunizando o aperfeiçoamento de um olhar mais apurado no que diz respeito às linguagens artísticas que estes brinquedos possuem.

Screenshot at Dec 10 10-11-39.png

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub